

Sobre a Bandeira Azul
A Marinas Nacionais hasteou a Bandeira Azul, um selo ambiental concedido às marinas que fazem um esforço especial para gerenciar suas ações com respeito ao ambiente e a natureza local, em novembro de 2013.
Para obter a Bandeira Azul, a Marinas Nacionais teve que cumprir uma série de critérios em relação à educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança, serviço, infraestrutura para os usuários e qualidade da água.
Fatos sobre o Programa Bandeira Azul:
A Bandeira Azul é concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education), organização não governamental internacional e pelo Instituto Ambiental Ratones no Brasil.
A Bandeira Azul é um selo ambiental para praias e marinas. Os critérios Bandeira Azul para marinas cobrem quatro áreas principais: a) Informação e educação ambiental; b) Gestão ambiental; c) Segurança e serviços; e d) Qualidade da água.
Os critérios do Programa são adaptados, procurando a melhoria ambiental constante e solução de problemas ambientais relevantes para a região.
A Bandeira Azul é concedida para uma temporada de cada vez e a licença só é valida enquanto os critérios são cumpridos. Quando este não é o caso, as pessoas responsáveis, a nível local, devem abaixar a Bandeira Azul.
A organização FEE Nacional - Instituto Ambiental Ratones deve monitorar os locais com a Bandeira Azul durante a temporada.
Esses são os nomes e endereços dos responsáveis Local, Nacional e Internacional do Programa Bandeira Azul. Será uma grande ajuda para o Programa se você comunicar às partes responsáveis qualquer irregularidade. Dê sua opinião sobre os padrões do Bandeira Azul no local, desta maneira você pode assegurar que os padrões Bandeira Azul sejam alcançados.
Informações: coordenacao@bandeiraazul.org.br www.iarbrasil.org.brPara conquistar a Bandeira Azul Individual, o proprietário da embarcação deverá assinar um termo de compromisso, comprometendo-se em manter uma conduta ambiental e sustentável no barco, dentro e fora das dependências da marina.
Entre as condutas que devem ser adotadas estão a coleta seletiva, tanto dentro quanto fora da embarcação, utilização somente de produtos biodegradáveis ou específicos para lavagem náutica e instalação de todos os equipamentos necessário para impedir que a embarcação polua as águas com produtos residuais.
Validade da Bandeira Azul Individual
Atribuída com a validade de um ano, a Bandeira Azul Individual deve ser devolvida se houver encerramento do contrato de locação da vaga com a Marinas Nacionais. Outra exigência é autorizar o recebimento de auditorias semestrais sem prévio agendamento para vistoriar o barco
Ainda assim, não é necessário ter a Bandeira Azul Individual para ajudar a preservar o mar, habitat importante não só para as espécies que vivem lá, como para o homem. Os ecossistemas precisam estar em equilíbrio dinâmico para que possam oferecer boas condições às espécies e permitir que o homem continue a gozar de suas benesses. Se todos adotarem uma atitude mais responsável, juntos podemos fazer a diferença!
O proprietário que se interessar pela Bandeira Azul Individual deve procurar o setor de meio ambiente da Marinas Nacionais. Deve assinar e cumprir com os requisitos prescritos no Código de Conduta Individual, documento que possui um conjunto de regras específicas como:
Todos os proprietários que hastearem a Bandeira Azul estarão registrados junto ao Coordenador Nacional e na Coordenação Internacional e serão informados sobre o desenvolvimento do Programa Bandeira Azul.