Simulação é realizada anualmente para medir a capacidade efetiva do primeiro atendimento a emergências
3.jan.2022 - A Marinas Nacionais possui uma Brigada de Incêndio e um Grupo de Ação e Prevenção Ambiental (GAPA), formado por colaboradores voluntários, que está apta a prestar o primeiro atendimento a emergências, amenizando os efeitos de um sinistro, prevenindo que mais danos sejam causados ao meio ambiente e ao patrimônio e zelando sempre pela segurança dos usuários.
Anualmente, é realizado um simulado para treinamento dos integrantes dos dois grupos. Nesse ano, o exercício foi realizado no posto de combustível, com um barco que supostamente tenha um princípio de incêndio durante o abastecimento. Participam também da atividade a empresa Alpina Briggs, contratada pela Marinas Nacionais para o atendimento como segunda resposta a emergências ambientais.
O simulado, que é exigência da CETESB, serve para aumentar a confiança dos colaboradores e melhorar os procedimentos adotados. “O tempo de resposta foi muito bom”, afirma Marcio Falcão, bombeiro civil da Marinas Nacionais. “O exercício cumpriu sua função de relembrar os ensinamentos que são passados anualmente aos integrantes da brigada.”
Cordão de contenção
O GAPA utilizou as barreiras de absorção para conter possíveis vazamentos de óleo ou combustível. Em seguida, a equipe da Alpina Briggs participou mostrando como se utiliza barreiras de contenção especiais para áreas abrigadas e absorvedores de óleo e produtos químicos.
O objetivo principal é deixar os integrantes familiarizados com os procedimentos estabelecidos pelo Plano de Emergência da Marinas Nacionais. Também são observados se os equipamentos de segurança funcionaram de forma correta se a capacidade de resposta foi efetiva.
Ainda que bastante treinados, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros, que tem capacidade técnica de lidar com qualquer tipo de emergência.
As equipes reunidas após o treinamento para avaliação do resultado do exercício