GeralSST - A garantia de um passeio sem surpresas
Acompanhar o estado de saúde da tripulação, mais do que obrigatoriedade, é a garantia de um passeio tranquilo

30.out.2015 - Na última edição da Revista Marinas Nacionais, destacamos a importância de cumprir os requisitos do Ministério do Trabalho na hora de contratar os profissionais que cuidarão do barco pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Uma delas é a realização de exames médicos admissional, periódico e demissional, onde o médico do trabalho emite o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
O ASO é um documento de extrema importância, pois revela se o funcionário está apto ou inapto à realização das atividades laborais. Muita gente desconhece, mas a recomendação para a periodicidade da realização do exame é anual.
A responsável pelo setor de saúde e segurança no trabalho (SST) da Marinas Nacionais, Elisabeth Ferreira, ressalta a importância do acompanhamento da saúde dos tripulantes pelos proprietários de embarcações. “Os marinheiros são peças chaves para as férias serem perfeitas dentro do barco. Afinal é deles a responsabilidade em manter a embarcação pronta para os passeios de fim de ano.”
“Mais do que uma obrigatoriedade, manter os exames periódicos em dia, é uma ferramenta que o empregador tem para saber como vai a saúde da tripulação”, explica Elisabeth. “Com a chegada da temporada, que promete ser uma das mais quentes, é importante investir na prevenção para garantia de um passeio sem surpresas.”
De acordo com a responsável pelo SST, as doenças mais comuns que acometem a categoria na temporada são pressão arterial desregulada, insolação, mal-súbito, diarreia e desidratação.