GeralServiço - Os primeiros passos para cuidar do seu sonho
Acabou de adquirir seu sonho de consumo? Consulte o setor de atendimento ao cliente que lhe ajudará a tomar as primeiras providências

12.jul.2016 - Ok, você adquiriu o barco dos seus sonhos. Agora é a hora de escolher onde ele será guardado e quem realizará os cuidados necessários de limpeza e manutenção. Para ajudar nestes aspectos, a Marinas Nacionais possui o setor de atendimento ao cliente.
A primeira pergunta a ser respondida é em qual tipo de vaga você deixará a embarcação: no seco ou no molhado. “Costumo dizer ao cliente que a escolha da vaga entre seca e molhada depende de cada gosto específico”, explica Saulo Rodrigues Guilherme, responsável pelo setor. “Tem clientes que preferem o hangar coberto, pois a manutenção do barco é menor.” Para aqueles que gostam de acompanhar a limpeza e a manutenção, o garageamento no hangar é o ideal, de acordo com Saulo.
O custo das movimentações de descida e subida da embarcação está incluso na mensalidade das vagas nos hangares e as operações são ilimitadas. Somente é cobrado valor adicional quando a embarcação fica de um dia para o outro, em pernoite nos píeres de atracação, porém estão inclusos os serviços de energia elétrica e ponto de água tratada.
“Se a embarcação possuir até 34 pés, dependendo do modelo, a vaga nos hangares empilhados, onde a embarcação fica sobre prateleiras, é mais vantajosa”, orienta Saulo. O hangar é todo coberto e fechado e as operações de descidas e subidas da embarcação são feitas por uma empilhadeira especial negativa, em caráter ilimitado e o tempo de movimentação costuma ser de, no máximo, dez minutos.
Atracação
Já os clientes que querem acesso rápido ou que desejam passar pernoites na embarcação, a vaga molhada é a mais indicada. “Nesse sistema ele não precisará dos serviços operacionais da marina e poderá ter acesso ao barco 24h”, conta Saulo. As manobras de subida com o travelift para efetuar serviços de manutenção são cobradas à parte.
Ainda há a opção de comprar o usufruto de vaga, que rende um desconto de 30% sob o valor da mensalidade.
Boxes e motonáuticas
E o que fazer com o equipamento de pesca ou produtos de manutenção de reserva ou mesmo, peças sobressalentes? Nesse caso, a Marinas Nacionais dispõe de três tipos de tamanhos de boxes: simples, duplo e triplo, para necessidades diferentes.
No caso da motonáutica, o cliente tem a opção de deixar na popa da embarcação, pagando somente a taxa de risco, como também pode deixar em hangar empilhado específico da marina, sobre prateleiras. Nesse caso, o serviço de descida e subida do mesmo estará incluso na mensalidade.
Quem cuidará da embarcação?
Depois de definido o tipo de garageamento, resta saber quem cuidará da manutenção e limpeza regular do sonho adquirido. A Marinas Nacionais possui um cadastro de marinheiros e prestadores de serviços credenciados. Se a embarcação for cabinada, compensa ter um marinheiro fixo para abrir a embarcação para evitar formação de bolor e mau cheiro na cabine. Se for um modelo de proa aberta, pode-se contratar empresas ou prestadores de serviço que limpam e ligam o motor da embarcação de acordo com o plano de manutenção que pode ser acordado entre as partes diretamente.
Também é importante contratar um seguro. Mesmo que navegue apenas em águas seguras, você estará protegendo seu patrimônio de sinistros como incêndio ou abalroamentos. No mercado, existem seguros desenvolvidos especialmente para embarcações.
Áreas comuns
Todos clientes da Marinas Nacionais podem ainda usufruir das instalações, como vestiários com chuveiro, sauna, piscina, playground, sala de leitura e tv, serviço de internet por wifi, além de fazer uso do restaurante e do empório, que possuem produtos das melhores qualidades. Além disso, os clientes tem direito a uma vaga de estacionamento por embarcação.
Para conhecer os serviços e instalações da marina, o cliente pode agendar o atendimento com dia e hora marcada.