GeralO Verão promete
A Marinas Nacionais preparou um guia completo para que seus momentos de lazer no verão sejam cheios de lazer, segurança e, principalmente, longe de contratempos

Manutenção
Antes de sair para viagens, faça uma manutenção cuidadosa no barco. Lembre-se que no seu destino de passeio ou durante os períodos de festas, será difícil encontrar um mecânico ou eletricista. A portaria da Marinas Nacionais terá uma lista de prestadores de serviço que atenderão emergências nesse período, mas lembre-se que prevenir é sempre melhor que remediar.
Abastecimento
Programe com antecedência os passeios, evitando as correrias e filas no posto de combustível e na loja de conveniência. Utilize o píer de abastecimento apenas durante o tempo necessário para a operação, dando oportunidade de uso a todos.
Horários especiais
Durante a vigência do horário oficial de verão, a Marinas Nacionais estará operando em horários diferenciados nos finais de semana e feriados: as áreas operacionais e administrativas funcionarão até as 18h. A sala rádio até as 20h. O Restaurante La Marina servirá café da manhã a partir das 8h e jantares até as 20h. O horário da loja de conveniência irá até as 20h.
Sala rádio
Ao sair, informe o seu plano de navegação, quantidade de pessoas e hora provável de retorno. Encontrar um barco perdido no mar pode ser mais difícil do que se imagina. Revise o funcionamento dos equipamentos de navegação e de radio-comunicação.
Segurança no mar
Verifique a validade e as condições de uso dos equipamentos de salvatagem. É necessário ter em quantidade adequada à capacidade de lotação do barco. Fique longe dos banhistas e navegue com velocidade compatível com a região, respeitando barcos menores, veleiros e jet-skis.
Bebidas
Moderar na bebida é a melhor pedida. Mesmo ancorado, pode ser necessário alguma manobra de emergência e embebedado, algo pode dar errado. A Capitania dos Portos também estará atenta para fiscalizar quem insistir em navegar alcoolizado.
Resíduos
Tenha uma atitude responsável com o meio ambiente. Todo o resíduo gerado dentro do barco deve ser trazido para a terra. Na Marinas Nacionais, diversos contêineres estão distribuídos para a destinação dos resíduos.
Responsabilidade
Estimule a carona solidária para evitar um acúmulo muito grande de veículos no estacionamento e, ao estacionar, verifique se não está obstruindo hidrantes e extintores, assim como outros veículos, barcos, jet-skis ou carretas.
Velocidade no canal
A formação de marolas pelo excesso de velocidade no Canal de Bertioga prejudica a segurança de quem está em outras embarcações assim como de quem está atracado: aumenta o risco de derramamento no posto de abastecimento, de acidentes para quem está embarcando e desembarcando, além de jogar um barco sobre outro, podendo causar prejuízos materiais. A velocidade máxima nos canais é de 6 nós, mas a prudência recomenda que esse limite seja menor nas imediações de instalações náuticas.
Solidariedade
Seja prestativo no mar. São várias as situações de risco em que se pode prestar socorro. Coloque-se no lugar do outro e não deixe de ajudar.