GeralMapa de risco
O mapa de risco é um importante instrumento em prol da segurança para os usuários da Marinas Nacionais

5.dez.2011 - A Marinas Nacionais elaborou um mapa de risco de suas instalações. Nele estão representados graficamente as situações e locais que oferecem potenciais perigos nos diferentes setores aos frequentadores.
“Com base nessas informações, tanto colaboradores, prestadores de serviços ou visitantes têm condições de identificar a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados ou na conscientização da adoção de comportamentos mais seguros nessas áreas”, explica Elisabeth Ferreira, do setor de Saúde e Segurança no Trabalho da Marinas Nacionais.
Os fatores de risco têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho, como materiais, equipamentos, instalações, suprimentos, entre outros. Também influenciam os espaços de trabalho, onde ocorrem as transformações e a forma da organização do trabalho, como o layout físico, o ritmo e método de trabalho, o treinamento necessário, etc.
No mapa, eles são representados pelo grau de perigo, desde pequeno, médio e grande e pelo tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico ou mecânico.
O mapa estará acessível em diferentes locais do complexo para alertar sobre os perigos existentes naquela área e as principais recomendaçoes de segurança.