GeralGastronomia - Salada para o verão - Por Felipe Cruz
20.fev.2014 - O verão está em seu ápice, a chuva já não vem nos banhar nos fins de tarde e a necessidade de se refrescar permanece na mente. O que comer, quando nosso corpo pede apenas água? O calor não nos deixa pensar. Mas, tenho uma ideia para seu almoço. Uma refeição leve, fácil de preparar e com muito sabor. Vamos de salada com um toque a mais?
Salada de rúcula com vinagrete de laranja, bolinho de pintado crocante
Serve 4 pessoas
Ingredientes: 1un rúcula (lavada); Suco de 5 laranjas pêra; 150 g tomate cereja cortados ao meio; 400g de batata cozida e amassada; 500 gramas peixe Pintado; 2 dentes de alho picado; Azeite de oliva; 1 cebola picada; 1 colher de salsa; 1 xícara de leite; Sal a gosto; Pimenta do reino a gosto; 2 limões.
Para empanar: Farinha de rosca; Óleo para fritar; 1 ovo batido; farinha de trigo
Método: Cozinhe o suco da laranja por 5 minutos em fogo médio. Em seguida, resfrie e misture com 100ml de azeite de oliva no liquidificador. Acerte o sal e deixe na geladeira. Tempere o peixe com limão, sal e pimenta do reino. Em uma panela refogue a cebola e o alho com o azeite. Misture a carne do peixe desfiada e refogue até cozinhar o peixe. Acrescente a salsa e retire do fogo. Em uma tigela misture a batata amassada com a mistura do peixe. Corrija o sal e a pimenta Deixe esfriar e modele os bolinhos. Em seguida, passe um a um, na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca, respeitando esta ordem. Frite em óleo bem quente. Reserve. Com as folhas de rúcula, já higienizadas, monte um punhado no centro do prato e decore com os tomates cerejas intercalando com os bolinhos de peixe. Em seguida, finalize com o vinagrete de laranja. Os contrastes dos bolinhos quentes com as folhas de rúcula frias dão um toque agradável ao prato.
Felipe Cruz é gerente e chef executivo do Restaurant La Marina