Confira todos os investimentos realizados pela Marinas Nacionais para certificar-se no Programa Bandeira Azul desde 2012
5.out.2017 - Restando apenas a homologação da certificação de uma nova temporada pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul, que deve acontecer nos próximos dias, a Marinas Nacionais tem muito com o que se orgulhar de todas as transformações pela qual passou para atender aos critérios do selo.
Além dos equipamentos adquiridos, houve mudanças de procedimentos e, principalmente, um reforço na conscientização do público. “Temos nos empenhado com afinco para tornar a marina uma referência em sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e segurança para o usuário, procurando realizar atividades educativas constantemente”, pontua Leila Pio, responsável pelo setor de meio ambiente da Marinas Nacionais.
A melhoria dos procedimentos é contínua, por meio de uma reavaliação sistemática dos processos. “O importante é envolver todos os setores para a busca do aperfeiçoamento e, assim, alcançar a excelência dos serviços”, ressalta Daniela Maria da Silva, responsável pelo setor de gestão da Marinas Nacionais.
Treinamentos e simulações
Além dos treinamentos obrigatórios, as equipes de brigada de incêndio e o grupo de ação e prevenção ambiental (GAPA) da Marinas Nacionais passam por cursos e reciclagens dos procedimentos, regularmente.
Área de gerenciamento de resíduos
Mais do que uma área destinada ao descarte de resíduos, o local foi adaptado com contêineres e mesa de separação.
Padronização das lixeiras
Para que a separação de resíduos seja otimizada, uma medida importante foi a padronização dos contêineres espalhados pela área da marina.
Sinalização ambiental
Toda a área da marina ganhou sinalização ambiental e educativa.
Equipamentos emergenciais
Além de treinamento apropriado para as equipes, houve investimento em equipamentos de emergência ambiental, primeiros socorros e combate a incêndio.
Equipamentos de segurança
A bacia e os píeres de atracação estão equipados com boias e escadas de acesso.
ETA
O reservatório de água ganhou aperfeiçoamentos e hoje se transformou em uma estação de tratamento de água (ETA), homologada e adequada ambientalmente.
Agenda de eventos ambientais
As atividades ambientais seguem uma agenda em que as atividades educativas são prioritárias.